2006-09-05

rede de esgotos de Chiqueda

A rede de esgotos de Chiqueda encontra-se na fase C com adjudicação no valor de 124.015,60€+iva e fica a cargo da Asibel.
esperemos que, quando chegarem as contas de saneamento a nossas casas o valor não seja exurbitante, até porque, os custos são maiores do que há 5 anos atrás quando foi colocado sanemamento no resto da Lameira.
Nessa altura, os moradores de 6 casas da Portela não foram contemplados com estas obras. Agora, não me parece justo que vão pagar mais do que os seus vizinhos com casas a 100m destes.
Vamos ver! cá estaremos para informar!

o cemitério vai ser alargado

tive conhecimento que o cemitério que serve as duas freguesias de Aljubarrota vai ser alargado.
Para isso, foi comprado o terreno anexo com a área de 10.000m2 (que é composto por 4 parcelas), pelo valor de 35.000€.

Estátua ao Cavouqueiro

Uma das actividades económicas mais relevantes das nossas freguesias ( e até do concelho) é a que tem a ver com o trabalho da pedra, quer na extracção, quer na sua transformação.

Um Homem que já muito fez pela nossa terra, o empresário Luís da Graça, quis homenagear todos os homens que, durante os anos, tanto têm contribuído para o desenvolvimento desta actividade e, muito em particular, da nossa região, oferecendo esta estátua.

Não se sabe, ao certo, a data da sua inauguração uma vez que está em curso a requalificação da zona envolvente à estátua, mas, será, decerto, um dos eventos mais importantes não só para a Ataíja mas para todo o concelho de Alcobaça.

Abençoado empresário que nos oferece esta maravilha que, passará, decerto a ser mais uma atracção turística para as freguesias.

Logo que se conheça a data certa da inauguração e, porque me parece justo que a população esteja presente e grata ao gesto, iremos colocar a informação em : http://aljubarrotanossa.blogspot.com, neste blog e no jornal "o Alcoa"

Isenção de taxas

A isenção de taxas à reabilitação urbana pode alargar-se a Aljubarrota e a S. Martinho. Tudo parece estar dependente do reconhecimento dos centros históricos destas duas vilas pelos organismos descentralizados do estado que permita uma resolução por parte da câmara municipal de Alcobaça.

Casais de Santa Teresa

Esta localidade da freguesia de S. Vicente vinha a sofrer de graves rupturas de abastecimento de água na zona. Sendo um bem essencial á vida, a população, com garra e determinada a resolver o problema meteu mãos à obra e consegui-o através de um furo comunitário, que foi pago pela própria população.

Segundo apurámos na Cister fm, a junta afirmou que o furo já está a funcionar e, em breve aparecerão vários reservatórios

batalha de Aljubarrota foi importante na Madeira

O culto de Nª Srª da Assunção, em Portugal, é anterior à constituição da mesma nacionalidade. Todas as catedrais foram dedicadas a Nª Sr.ª da Assunção.

A Catedral do Funchal também é dedicada a esta santa

Após a batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385, intensificou-se este culto. Os fiéis tomaram Nossa Senhora da Assunção como Padroeira de Portugal, segundo comprova o Padre. António Soares de Albergaria em “Tropheos Lusitanos» em 1632, que intitulou “Senhora da Assumpçam Protectora do Reyno de Portugal”.

S. Vicente de Aljubarrota

No passado domingo dia 3 celebrou-se o dia em honra de S. Vicente, padroeiro da freguesia. a cerimónia religiosa circunscreveu-se a uma missa celebrada pelo reverendissimo padre Ramiro Portela.
Não posso deixar de comentar que era hábito haver uma festa em honra do padroeiro mas que, este ano, o nosso Santo não teve esta honra.
Não consigo entender o motivo! de ano para ano,esta festa foi perdendo qualidade e capacidade de atrair as gentes da terra (e os de fora, como acontece, por exemplo com as festas da Sra de Prazeres e com o S. João).
Fez falta ver passar a procissão!
é uma pena que as tradições se vão perdendo! não sei quais os motivos que levaram a população de S. Vicente a deixar de homenagear publicamente o seu padroeiro. Em tantas localidades que tem a freguesia, não havia nelas pessoas que pudessem manter viva esta tradição de Aljubarrota? É estranho!

é importante divulgar

4.9.06

Carta aberta aos oestinos

Caras/os Munícipes do Oeste Norte

É com a maior honra, consideração e respeito que tomo a liberdade de me dirigir a todos e, especialmente a si, que está a ler esta carta.

O assunto que me impele a este contacto escrito é o projecto de concentração e excelência hospitalar "Hospital Oeste Norte" (uma solução, cada vez mais, exigível e oportuna) que venho defendendo, conforme muitos conhecem, desde o ano 2002.

Parece que foi ontem, mas já lá vão 4 anos. A primeira data em que apostei para o seu arranque foi o ano de 2006, depois 2008 e agora 2010.

Então qual é problema para sucessivos adiantamentos de data? Acontece que a minha ideia, apesar de ser compreendida e, até, plausível, a nível da tutela do Ministério da Saúde, não conseguiu, a nível local, mais que a aprovação de uma moção favorável na Assembleia Municipal de Alcobaça, no dia 27 de Abril passado. Considero que foi um pequeno passo para um projecto mas pode ser um grande salto para a qualidade de vida e para acessibilidade aos cuidados de saúde de excelência para si e mais 249 999 pessoas.

O Oeste Norte é a Sub-região do país com menos camas hospitalares por mil habitantes. O Hospital que proponho pretende ser uma verdadeira solução alternativa aos actuais hospitais (Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche).

Concebemos uma unidade hospitalar moderna, equipada com alta tecnologia, muito diferenciada (nível III) tal como os hospitais de Santarém e Leiria, com menos camas (250) para servir todos os Oestinos e à distância (que hoje se volta a medir em tempo) máxima de 25 minutos.

Trata-se do maior investimento público no Oeste Norte (75 milhões de euros) e será uma alavanca de desenvolvimento regional e potenciadora da atracção de investimento turístico, tão ajustado ao desenvolvimento sustentável do Oeste, e, ainda, criará de cerca de 500 postos de trabalho no sector social (cuidados continuados) e, em empresas prestadoras de serviços locais.

Programado como Um Centro Integrado de Cuidados de Saúde em que os actuais hospitais (com a redefinição da sua missão) ficam integrados, em rede de cuidados, tal como os Centros de Saúde de cada um dos 7 concelhos abrangidos (Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Óbidos, Nazaré, Bombarral, Cadaval) tem, por isso, as condições exigíveis para nos garantir a pratica de cuidados de saúde de alta qualidade, desde a promoção da saúde até aos cuidados continuados, passando pelos cuidados de agudos.

Dirijo-me, especialmente a si, porque já perdemos tempo demais e preciso do seu apoio devido ao facto da maioria dos autarcas da nossa região não terem ainda percebido a urgência da sua tomada de posição e, ainda, o alcance, a importância, o interesse estratégico e a necessidade do Hospital Oeste Norte para a região e para a qualidade e tranquilidade da nossa vida quotidiana.

Está na hora de integrar este projecto nos programas operacionais do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). O Hospital Oeste Norte enquadra-se na tipologia das prioridades e das orientações estratégicas definidas nas três palavras-chave: concentração de meios; selectividade e sustentabilidade financeira.

Vêm aí 19 157 milhões de euros do IV Quadro Comunitário de Apoio (2007 / 2013). O valor previsto para o investimento nesta nova e moderna unidade hospitalar é inferior a 5 / 1000, ou seja, tão pequeno montante para um extraordinário benefício efectivo para si e para todos nós.

Desde que apresentei esta solução à tutela já foram colocados em linha de decisão mais de 14 Hospitais (sendo que 6 foram decididos na 1ª semana de mês corrente).

Assim, peço-lhe um pequeno e grande favor que junto dos vereadores da sua câmara e dos deputados municipais do seu concelho ajude a passar a mensagem das mais-valias resultantes da edificação do Hospital Oeste Norte, da oportunidade e urgência de se comprometerem com a defesa deste projecto inovador e criador do futuro, junto da tutela: Ministério da Saúde, antes que mais outros projectos hospitalares se antecipem. Acreditamos no ano 2010 como uma data de esperança e um desafio para si, munícipe Oestino. Manifeste o seu apoio da forma que entender. Contribua para o sucesso da Sub-região Oeste Norte. Há dois nomes de ilustres médicos caldenses que gostaria de ver inscritos em placas no interior deste hospital: Dr. Ernesto Moreira e Dr. Bandeira Duarte, como sinal de gratidão e reconhecimento do seu mérito.

Muito Obrigado. Boas Férias

Cumprimentos Cordiais
José Marques, Administrador Hospitalar
Deputado Municipal Independente
Via Tinta Fresca

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro