Como colaboradora deste jornal e como cidadã, gosto muito de cumprir as promessas que faço. Assim, e porque vos prometi fotos da inauguração deste serviço de utilidade pública, aqui vos deixo com estas:
Devo ainda realçar a presença espiritual do padre Ramiro que benzeu o espaço e os presentes no evento. Presença ainda, entre outras, do vice-presidente de câmara Carlos Bonifácio em representação do presidente, ausente por motivos de trabalho.
Dos discursos proferidos pelos presidentes de junta e pelo vice-presidente de câmara, destaco o seguinte:
De José Lourenço (presidente de Prazeres): “...é com enorme satisfação que vejo cumprida esta missão mas só foi possivel graças à colaboração do centro de saúde, funcionarios (as) e demais pessoas que contribuiram com dedicação e trabalho e também à harmonia e esforço de trabalho das duas juntas...”
De Amilcar Raimundo (presidente de S. Vicente) : “...é uma mais-valia para Aljubarrota. Lentamente, vamos trazendo o progresso para Aljubarrota...”
De Carlos Bonifácio (Câmara municipal) : enaltece a data em que se comemora 15 anos da confirmação da passagem de Aljubarrota a vila e enaltece a boa colaboração entre as duas juntas e na importância deste facto para bem servir a população.
Recorda a legislação que obriga os edificios públicos a permitir o acesso a doentes, deficientes e idosos e recorda que todos, mais tarde ou mais cedo, vamos sentir as mesmas dificuldades desses cidadãos.
Há ainda, uma intervenção de Amilcar Raimundo que, no meu entender, merece a nossa especial atenção. Quase em tom já informal mas convicto ( e partilhado por José Lourenço) disse :”ESTAMOS ANSIOSOS PELA REQUALIFICAÇÃO DE ALJUBARROTA. Aljubarrota merece que isto seja visto pela câmara. Recorda ainda que a intervenção e protecção do edicio onde se situa a famosa janela manuelina, prometida pela Cma não se faz notar, embora tenham sido comunicadas, as irregularidades cometidas na mesma, pelo actual elenco de junta. (sinceramente, gostei deste alerta!)
Ao bom modo da Cma, ouvimos de Carlos Bonifácio a promessa de que Aljubarrota vai, de facto, ser alvo de intervenção a nivel da reforma dos espaços publicos e da atenção que uma zona histórica como aljubarrota deve ter. Salientou que há empenhamentto e vontade da Cma de fazer sempre mais e melhor por esta vila e que Aljubarrota é uma prioridade no Cren (registámos a promessa!).
Salientou ainda que Aljubarrota não sofreu atentados urbanisticos (bem....!.....) e que está em condições de ser agarrada (em tom de brincadeira, o nosso pároco disse que gostava de ainda puder ver isso! Eu concordo com ele, será que vai ser desta?Esperamos que sim!)