2008-05-28

Inauguração da estátua em honra do cabouqueiro

Seguida da homenagem a Luis da graça, foi inaugurada a estátua em honra dos nobres e sofridos trabalhadores da pedra, a qual foi oferecida pelo próprio “Ti Luis”, como muitos, carinhosamente o chamam.

Da autoria de Armando Martinez esta robusta e imponente estátua tem todas as caracteristicas do homem que, durante séculos tem manuseado tão nobre e tão dura matéria-prima.

A oferta deste monumento foi “apenas” mais uma dádiva do Grande Homem que tem sido este jovem empresário de apenas 77 anos para com a sua terra natal.

A estátua acaba por mostar um pouco do carácter de todos os que t~em trabalhado a pedra e que, ao olharmos bem para Luis da graça, podemos ver esses traços: força, robustez, esforço, dor, trabalho, calos e... muito amor no olhar. Sim, foi essa a imagem que tivemos enquanto o olhámos nos olhos enquanto ajudava a descerrar a placa da inauguração da estátua.

Mas não só o olhar deste homem que nos sensibilizou. O olhar da sua esposa que, em vez de olhar para a estátua, olhava para o seu marido, com aquele olhar que só uma grande companheira tem. Ah, é decerto uma grande companheira esta jovem e simpática senhora, em cujos belissimos olhos azuis teimavam em aparecer lágrimas de orgulho e felicidade.

E graças a este homem e ao apoio desta sua familia, Ataija, Alcobaça – Não! O próprio país tem a alegria e o orgulho de ter grandes obras de beneficencia e uma belissima estátua que conta parte da nossa história.

E quem melhor que o Dr luis Rosa para descrever este episódio? Ficamos com as suas palavras:

“... Quando Luis da Graça fez construir uma estátua descomunal, epopeica, pumjante de solidez e força, a que o escultor Armando Martinez deu forma, no sítio emblemático junto do antigo lagar dos frades, no local que foi da Lagoa ruiva, este acto consagrou a saga de todas as gerações de homens que arriscaram a ousadia de ir buscar às entranhas da terra os grandes blocos de pedra que espalharam pelo mundo todo,pela via da exportação, a matéria-prima de que se torna obra feita, arte, cultura, construção e mérito.”

Lúcia Duarte

Homenagem merecida a Luis da Graça

No passado dia 25 , Alcobaça homenageou um grande Homem e um grande Cidadão. È com orgulho que fizemos parte dos que estiveram presentes na homenagem a Luis da Graça, um filho de S. Vicente de Aljubarrota, melhor dizendo, um filho de Alcobaça e um verdadeiro cidadão de Portugal.

Dificil será enumerar tudo o que este homem tem feito em prol do próximo. Aproveitamos para o fazer através das palavras proferidas pelo Provedor da Misericórdia de Aljubarrota (umas das instituições que apoiou e incentivou):

Para o descrever o provedor da M.A. usou os termos: simples, humide, honesto, trabalhador, generoso, de palavra, de carácter, enfim, um homem com quem se pode falar e com quem se pode contar e uma pessoa sempre pronta a ajudar.

Salientou, ainda, o sentimento de admiração e agradecimento com que todos falavam quando se referiam a este Homem, face ao contributo humano, civico e cristão de Luis da Graça perante a fam~ilia e a comunidade.

Também só assim se compreende que tenham estado mais de 3000 pessoas a prestar-lhe homenagem e a participar no que se tornou a grande festa “familiar” a que assistimos e participámos na Ataíja.

Finalmente, alguém é homenageado em vida e reconhecido pelo seu valor e contributo por tantas entidades oficiais e anónimas.

De entre outras, salientamos a presença activa e agradecida dodas seguintes entidades:

  • Presidentes de das câmaras municipais de Alcobaça e Porto de Mós,
  • Presidente da Assembleia municipal de Alcobaça
  • Presidentes de juntas de S. Vicente de Aljubarrota, Prazeres de Aljubarrota, , Bárrio, Benedita, Coz, Vimeiro, Maiorga, Évora, Juncal, Pedreiras, Alcanede, Mira d’Aire e Minde
  • Representantes dos Governos civis de Santarém e Leiria
  • Representante da protecção civil de Leiria
  • Representante da liga de bombeiros portugueses
  • Comandantes e representantes dos bombeiros e misericórdias a quem foram dados veiculos e apoios (Aljubarrota, alcobaça e Alcanede) pelo homenageado
  • Vereadores da Cma : Bonifácio, Vinagre e Alcina
  • Padre Ramiro Portela
  • Dr. Luis Rosa
  • Armando Martinez e colaboradores

Contribuiram também para esta grande e merecida homenagem a fanfarra dos Bombeiros de Alcobaça, os ranchos folclóricos de Moleanos e sta Tereza, Grupo de dança Vibração (Moleanos), Banda de Música de Alcanede e a bandinha de Alcanede.

Este Grande Homem contribyuiu com mais de uma dezena de viaturas para os bombeiros e para as misericórdias. Bem mereceu o Busto que foi heregido em sua honra e que foi benzido pelo nosso sempre disponivel Padre Ramiro.

A obra (que tem uma força de expressão forte e bem estrutura, esteva cargo do belissimo escultor espanhol armando Marinez, um homem que, para além de um excelente artista, é a imagem da simpatia e da simplicidade.

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro