2006-12-28

Visita do Professor Cavaco Silva ao Carvalhal de Aljubarrota

A IGM, empresa de indústria cerâmica, sedeada em Carvalhal – Prazeres de Aljubarrota, foi distinguida pelo instituto de emprego e formação profissional, tendo recebido um prémio de mérito ao ter colocado, ao seu serviço, 3 portadores de deficiência.

Estes jovens foram, sempre, acompanhados pela cearia e cujo seu presidente se orgulha do trabalho desenvolvido por esta instituição.

Segundo ele, esta e outras integrações de jovens portadores de deficiência estimulam e animam os que, ainda estando em formação, estão perto de vir a ser colocados em outras empresas do concelho.

No entanto, salienta, ainda, que ainda são muito escassos os apoios dados às instituições que ajudam estes jovens (podemos salientar, por exemplo, a falta de verba para a construção de uma tão necessária cozinha).

De facto, poder-se-ia fazer mais, quer com apoios do estado, quer com ajuda de entidades privadas, quer com pequenos/grandes gestos de cidadãos anónimos e da sociedade civil, em geral.

Foi este, aliás, o discurso do Dr Cavaco Silva quando, no dia 19 de Dezembro, se deslocou às instalações da Igm.

Apelou às entidades privadas que seguissem o exemplo desta empresa de Aljubarrota e realçou o facto de, os portadores de deficiências não serem um fardo, mas uma mais-valia no mundo do trabalho e no desenvolvimento do país.

Ainda na loja e escritório da Arfai/IGM, o presidente da Republica assinou o livro de honra, a que se seguiram, por exemplo o presidente de câmara e o presidente de junta de Prazeres de Aljubarrota.

O nosso presidente da Republica visitou, ainda, o complexo fabril onde foi pedindo esclarecimentos sobre cada fase do processo de criação de uma peça cerâmica.

Os funcionários também estão de parabéns, simpáticos e delicados com todos, lá iam explicando cada fase do seu trabalho

Deliciada ficou, decerto, Maria Cavaco Silva, que, como todos sabemos, é apreciadora de cerâmica e em especial da de Alcobaça.

Carla Wouters, visivelmente emocionada, foi a anfitriã perfeita. Desdobrou-se em atenções, quer para as personalidades que se deslocaram à empresa (e algumas delas, sendo de bem perto, nem sequer a conheciam por dentro!), quer aos amigos que quiseram partilhar este importante passo na vida da IGM, quer para os imensos jornalistas e fotógrafos que fizeram a cobertura do evento.

De entre as inúmeras figuras politicas presentes realço a presença do nosso presidente de junta de Prazeres de Aljubarrota (que é, de facto, uma pessoa atenta e empenhada sempre que se trate do desenvolvimento da sua freguesia) do presidente de junta de S. Vicente, presidente da câmara de Alcobaça, presidente da assembleia municipal, presidente e coordenador da Cearia, o pároco de Aljubarrota e alguns vereadores da Câmara municipal.

Ficarão, decerto, alguns nomes por mencionar, pelo que peço desculpa, mas o facto é que foram tantas as figuras públicas que se dirigiram ao Carvalhal de Aljubarrota que, não nos é possível nomear todas.

Mas, a todos fica o nosso obrigado pela presença!

Lúcia Duarte

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro