2006-09-09

estou estupefacta!

Querem imaginar o que eu hoje vi em Aljubarrota?
uma das pessoas que mais se dirigia a mim para reclamar dos cãezinhos que faziam as suas necessidades em frente ao seu estabelecimento comercial, agora também tem um cãozinho.
Querem adivinhar? è verdade, hoje, a mesma senhora passeava o seu cãozinho (com a devida trela) à porta das casas e dos outros estabelecimentos comerciais.
o cãozinho lá ia fazendo o seu xixi e o seu cócó, perante a impavidade da sua dona.
Em que ficamos? os outros cães não podem fazer as necessidades ao pé do seu café mas, o seu pode fazê-lo perto das casas dos outros e junto à estátua da padeira?
onde está a sua noção de higiéne e de saúde pública? Apenas na teoria, pelo que estamos a ver...

novamente o perigo dos paralelos

Esta é uma chamada de atenção dirigida directamente aos 2 presidentes de junta de Aljubarrota.
Os senhores costumam andar a pé pela Rua Direita da nossa vila? Decerto que não (e os pneus dos carros até nem se queixam!).
agora vocês ignoram o perigo do desalinhamento dos paralelos, mas quando vocês estiverem doentes ou já forem velhinhos, será que não vão reclamar do que deixaram por fazer hoje?
Pois! é que as pessoas de idade têm caido por causa destes paralelos e, ainda ontem, uma pessoa bastante doente, caiu por causa de paralelos com os cantos levantados.
eu ainda em Agosto louvei o facto de terem mandado calcetar os arruamentos do cemitério, mas não seria prioritário reparar a calçada onde os vivos têm de se movimentar diariamente e depois arranjar o cemitério?
realmente vocês não são obrigados a andar a pé na referida rua, mas, infelizmente ao cemitério têm consciência de que, um dia será a vossa morada.
Não descuidando o espaço dos nossos entes queridos, no seu eterno descanso, podemos, de vez em quando, lembrarmo-nos dos nossos doentes e dos nossos idosos, não?

uma pergunta pertinente...

Queria que reflectissem na seguinte questão:
Decerto, todos em Aljubarrota, ainda se lembram do Dr. José Casimiro, sobrinho do falecido padre Casimiro e um historiador reconhecido amante de Aljubarrota.
Faleceu em Fevereiro deste ano.
Foi uma perda para a vila e para a divulgação da nossa história.
Depois de tanto ter dado a esta vila, ainda não houve hipótese de colocar uma rua com o seu nome?
se calhar é por ele não ter sido politicamente correcto quando falava dos assuntos que via estarem a ser descuidados ou mal-tratados, ou talvez não fizesse parte daquele circuito de "amigos" (os politicamente correctos).
Mas o povo não pode ser tão ingrato - não pode esquecer quem tanto lutou por "cantar" Aljubarrota, ou seria, também ele um visionário?
Vamos pensar em colocar o seu nome numa rua de Aljubarrota?

o museu

depois de ter dado uma entrevista à região de Cister e de o facto de informarmos que era nossa intenção abrir uma casa-museu em Aljubarrota, fomos alvos de ameaças telefonicas.
Quem nos ameaçou foi uma pessoa que, segundo se consta, terá uma carteira de magistrado.
Ora este senhor deveria saber (pelo menos por deformação profissional) que não se podem ameaçar as pessoas, nem mesmo quando, segundo referiu o próprio, tinha uma procuração dos herdeiros de uma parte da casa (aliás essa parte da casa nem fazia parte do nossso projecto) para me tratar da saúde.
é pena que as pessoas não saibam tratar dos assuntos e venham provocar situações desgastantes a quem só pretende trabalhar em prol da comunidade.
Hoje, venho a saber que uma pessoa das juntas me terá apelidado de "visionária" e que tivesse dito que o museu era uma "utopoia".
ora bem, utopia é, em campanha eleitoral, se prometerem coisas que sabemos que a lei não nos vai permitir realizar, como é o caso da promessa de uma piscina para Aljubarrota.
se´num concelho só podem haver 2 piscinas, esta seria licenciada por quem? e seria colocada em que terreno?(talvez a ideia fosse expropriar terrenos a 1€ o metro quadrado como se fez para a futura IC9 e, nalguns casos avisando os proprietários depois de já estar tudo resolvido a nivel politico - democracia remodelada em Alcobaça?) e quem pagaria o investimento, dado que o nosso municipio já está tão individado? - afinal quem é o visionário? e qual é o projecto utopico; a piscina ou a casa-museu?
a quem não dá jeito o progresso de Aljubarrota? Quais os interesses que se movem para não fomentar o turismo nesta histórica vila?
E quanto à pessoa da junta que não quer que o projecto avance, qual o seu interesse? amizades? Talvez, mas olhem - não foi para isso que foram eleitos, as juntas não são a vossa casa, são a casa de quem vos colocou lá! Não se escondam atrás de bandeiras partidárias para serem eleitos, porque qualquer dia, essas bandeiras podem já não estar ao vosso alcance e não voltarem a ver os votos nas urnas! Quem sabe?

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro