2007-01-10

Companhia S.A.Marionetas conta história da Padeira de Aljubarrota

Theatrum Puparum
A companhia de teatro S.A.Marionetas apresenta, no Auditório da Escola Adães Bermudes, um ciclo de espectáculos para as escolas, com marcação prévia, com início já no dia 9 de Janeiro. O “Theatrum Puparum, um original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, estará também no palco do Auditório da Escola Adães Bermudes, nos dias 27 de Janeiro e 10 de Fevereiro, ás 16 horas, para o público em geral. O espectáculo escolhido para Janeiro e Fevereiro é “Theatrum Puparum - A Padeira de Aljubarrota”, que conta a vida desta heroína portuguesa. Espectáculo para todas as idade.


“Theatrum Puparum” (teatro de bonecos), bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas lindas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite, relatam a história “ A Padeira de Aljubarrota”.

“Por ordem do senhor das terras de Aljubarrota que as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas historias. Os animadores dos bonecos durante o acto estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas historias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sobe pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.”



Ficha artística
Original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Encenação: José Gil
Manipulação: Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre
Marionetas: Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira
Pesquisa: Sofia Vinagre e José Gil
Estruturas: José Gil
Cenários: Natacha Costa Pereira
Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre
Costureira: Maria Luísa Gil
Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Programa para escolas
As datas de apresentação são:
Janeiro – 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30 – 3ª e 5ª
Fevereiro – 1, 6, 8, 13, 15 – 3ª e 5ª

O horário de apresentação será a combinar com os Senhores/as Professores/as. O Auditório da Escola Adães Bermudes tem uma lotação de 63 lugares. Para a realização do espectáculo terá que haver um mínimo de 30 espectadores por sessão. Poderão fazer a marcação para qualquer uma das datas, através do telefone: 967086609 – Sofia Vinagre. Dada a lotação limitada da sala, as marcações efectuam-se por ordem de chegada.


noticia publicada em "tinta fresca"

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro