2007-02-19

Carnaval de Aljubarrota











Depois de, no número anterior, vos ter alertado para a comemoração do Carnaval pelos “pequeninos” das nossas freguesias, achei por bem voltar a falar do evento.

As professoras da escola primária de Aljubarrota estão de parabéns: a ideia foi genial! Contar a história da nossa terra aproveitando o Carnaval e levando as crianças a participar, de modo a reviver a medieval e os seus heróis, é de louvar.

Mas tenho a certeza que, tal não seria possível se não houvesse a ajuda (sempre pronta) das auxiliares e dos encarregados de educação – foram impecáveis!

Pessoalmente, dou-vos os parabéns e o nosso “Alcoa” também!

Mas, quem está mais de parabéns são as nossas crianças que, para além de estarem lindas nos papéis de D. Nuno Álvares Pereira e de padeira de Aljubarrota, se portaram à altura de tão importante evento histórico.

Ver estas crianças, orgulhosas nos seus papéis, fez-me acreditar no futuro e pensar que, esta geração pode ser melhor defensora da nossa cultura e da nossa história do que nós. Força crianças! Somos todos, de alguma forma, os D. Nunos e as padeiras de Aljubarrota.

Carnaval de Aljubarrota em 1971


Não é que eu seja saudosista mas, um dos nossos leitores que reside nos Eua, fez-me voltar a pensar no que já foi Aljubarrota e , no que, com o passar dos tempos, vamos perdendo.

Deixo-vos com uma foto enviada pelo Chico Dias (o filho da Ti Emília)

Associação da Lameira

Ainda a polémica das irregularidades de que vos falei no número anterior.

Fiz uma tentativa no sentido de ouvir os responsáveis desta colectividade sobre o afastamento sem sentido de um sócio fundador mas, até à hora de fecho da nossa edição, nada consegui.

Neste caso, como aliás, bastantes outros das nossas freguesias e do nosso concelho, nada se pretende esclarecer e parece estarmos a viver numa anarquia – todos fazem o que querem, como querem e…continuam impunes.

Há tanta falta de bons edifícios para divulgar a cultura e o desporto na nossa freguesia e, esta colectividade “dá-se ao luxo” de apenas servir para café e para jogar às cartas.

O saldo deve ser bastante positivo uma vez que, ao não haverem gastos com quaisquer iniciativas e não tendo havido obras (que aliás nem eram necessárias, tal é a qualidade do edifício e o pouco uso que se faz dele!)…

Não sabemos! Não houve acesso a tais dados em nenhum órgão de comunicação regional, nem a afixação dos mesmos em qualquer lugar público.

Porque é que nunca apareceram em nenhuma assembleia-geral da nucca? Estarão com medo que lhes copiem a falta de iniciativas?

Nova paragem de autocarro

No cruzamento do Carvalhal com a Lameira, foi colocada uma cobertura de paragem de autocarro. Foi uma belíssima ideia pois, nessa paragem mais de uma dezena de crianças e adolescentes esperam o transporte que os levará às suas escolas. Agora, podem fazê-lo mais abrigados da chuva e do vento.

Falta de iluminação

Na rua direita, logo a seguir à nossa escola primária, encontra-se um poste de iluminação pública que não ilumina, por falta de uma lâmpada, há cerca de 6 meses. Decerto, as entidades responsáveis pela manutenção ainda não se aperceberam deste facto mas, dava jeito termos luz numa zona onde existem tantos recantos.

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro