2007-01-07

Associação cultural da Lameira - mau serviço prestado!


Vamos voltar a falar da associação recreativa da Lameira. Infelizmente, sem ser pelas melhores razões. Já nos tínhamos referido a esta associação pelo facto de não ter apresentado nenhum trabalho durante o mandato desta direcção.

De facto, assim foi. Um ano desperdiçado, sem nenhuma iniciativa sócio-cultural.

Embora tenha belíssimas instalações, estas não foram aproveitadas para a realização de nenhum torneio desportivo, nenhuma exposição ou mostra de arte, nenhum apoio às actividades escolares de qualquer das escolas existentes na freguesia… nada!

Francamente custa a entender que uma colectividade tenha deixado passar um ano inteiro sem produzir nada em prol da população, da arte, da cultura e do desporto.

Durante um ano inteiro, funcionou como se se tratasse de um café comum que está, durante a semana, aberto cerca de 2 horas por dia.

Vale a pena ter uma associação, à qual foram dados diversos apoios para ampliação de instalações, para a ver servir de mero café? Isto não será, até, concorrência desleal para os cafés das redondezas e que não têm o mesmo estatuto, tendo de pagar mais impostos e estando mais sujeito a inspecções, a pagamento de segurança social, etc?

Não estará na altura de, estas associações reverem a sua postura na sociedade e começarem a ser pólos de divulgação e incentivo da cultura, das tradições, das artes, do desporto, etc.

Este foi um exemplo do que uma associação não deve ser. Mas existem mais! E eu gostava muito mais de falar das associações que fazem mais e melhor e que, com brio e muito trabalho tenham ajudado a desenvolver as localidades onde estão inseridas.

Esperemos que, a próxima direcção que tome a seu cargo a associação da Lameira, faça desta colectividade um local de cultural e lazer, que é, afinal o objectivo de qualquer colectividade local.

Carrascal de Aljubarrota - um bom trabalho!

Visitei as instalações da colectividade desta freguesia. Fiquei agradada pelo modo simpático e afável com que fui recebida.

O ambiente agradável das instalações e a simpatia das pessoas fizeram com que quisesse saber mais sobre esta colectividade.

Vim, então a saber que dão apoio à escola primária e ao Atl. Cedem as instalações ao Atl para que as crianças tenham 3 refeições por dia.

O Atl, por sua vez, tem funcionárias para as acompanhar à escola, tem actividades extra-curriculares e suportam os encargos com professor de ginástica durante os períodos de férias.

Ficámos a saber que necessitam (por ordem de uma inspecção) de obter uma chaminé em alumínio para a cozinha da colectividade, uma vez que servem refeições às crianças da localidade.

Sem me pedirem nada, eu achei que poderia contribuir para esta causa, colocando esta notícia, no “nosso Alcoa”, apelando, quer ás entidades públicas, quer a particulares, para ajudarem a adquirir esta chaminé.

Assim, quem quiser contribuir, poderá fazê-lo nas instalações da associação ou junto da comissão de pais do Atl do Carrascal.

E, já agora, seria pedir muito, solicitar que pagassem os subsídios de lei referentes à alimentação destas crianças a este Atl?

E seria possível que a escola permitisse que a ginástica destas crianças fosse efectuada no pavilhão da colectividade? É que seria mais fácil e cómodo, digo eu, fazer deslocar um professor, ao invés de fazer deslocar algumas dezenas de crianças para terem ginástica em condições muito abaixo do que têm no referido pavilhão.

Vamos fazer um esforço para acabar com as burocracias e facilitar a vida a estas crianças. Pode ser?

S. Vicente de Aljubarrota

Queria agradecer ao Sr. presidente de junta o facto de ter lido a nossa notícia sobre os buracos nas ruas da sua freguesia.

Tal como referimos que havia um buracão junto à Padeirinha, cabe-nos agora, agradecer por este ter sido mandado tapar. Foi bom porque, assim, não foi visto pelo nosso presidente da república, no dia em que visitou a Arfai/Igm e em cuja estrada teria de passar, na sua saída.

Pena foi que, tal importante figura da nossa nação tivesse de contemplar a estátua da padeira sem que lhe tivessem lavado a cara e sem lhe terem tirado as impurezas da sua boca.

Mas fica para a próxima… Cavaco Silva voltará, decerto, a Aljubarrota!

Vila de Aljubarrota - as Janeiras



Foi com agrado que assistimos à apresentação das “janeiras” por parte do rancho fólclorico dos Moleanos no dia 5 de Janeiro de 2007.

Foi uma pena que, este evento, aliás à semelhança do que aconteceu em 2006, tivesse sido tão pouco divulgado.

A sua promoção foi feita com uma simples folha escrita a computador, na porta das juntas de freguesia.

Nem sequer na colectividade Brites de Almeida (a 100m do local do evento) foi afixado qualquer folheto informativo.

Assim, nem aproveitamos para ver estes artistas, nem promovemos os eventos que se fazem na terra.

De qualquer forma, o nosso muito obrigado ao rancho folclórico dos Moleanos.

E o cruzeiro do Carvalhal de Aljubarrota?

À boa maneira portuguesa, depois de ter sido destruído um cruzeiro na baixa histórica do Carvalhal, ainda nada se sabe sobre a personagem que contribuiu para esta destruição.

Acidente? Acto propositado? De facto não se sabe ao certo!

Ouvem-se diversas versões mas, das entidades oficiais – nada!

Apenas sabemos que os destroços de tão belo monumento estão à guarda da junta de freguesia ( e bem, no meu entender)

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro