No passado dia 25 , Alcobaça homenageou um grande Homem e um grande Cidadão. È com orgulho que fizemos parte dos que estiveram presentes na homenagem a Luis da Graça, um filho de S. Vicente de Aljubarrota, melhor dizendo, um filho de Alcobaça e um verdadeiro cidadão de Portugal.
Dificil será enumerar tudo o que este homem tem feito em prol do próximo. Aproveitamos para o fazer através das palavras proferidas pelo Provedor da Misericórdia de Aljubarrota (umas das instituições que apoiou e incentivou):
Para o descrever o provedor da M.A. usou os termos: simples, humide, honesto, trabalhador, generoso, de palavra, de carácter, enfim, um homem com quem se pode falar e com quem se pode contar e uma pessoa sempre pronta a ajudar.
Salientou, ainda, o sentimento de admiração e agradecimento com que todos falavam quando se referiam a este Homem, face ao contributo humano, civico e cristão de Luis da Graça perante a fam~ilia e a comunidade.
Também só assim se compreende que tenham estado mais de 3000 pessoas a prestar-lhe homenagem e a participar no que se tornou a grande festa “familiar” a que assistimos e participámos na Ataíja.
Finalmente, alguém é homenageado em vida e reconhecido pelo seu valor e contributo por tantas entidades oficiais e anónimas.
De entre outras, salientamos a presença activa e agradecida dodas seguintes entidades:
- Presidentes de das câmaras municipais de Alcobaça e Porto de Mós,
- Presidente da Assembleia municipal de Alcobaça
- Presidentes de juntas de S. Vicente de Aljubarrota, Prazeres de Aljubarrota, , Bárrio, Benedita, Coz, Vimeiro, Maiorga, Évora, Juncal, Pedreiras, Alcanede, Mira d’Aire e Minde
- Representantes dos Governos civis de Santarém e Leiria
- Representante da protecção civil de Leiria
- Representante da liga de bombeiros portugueses
- Comandantes e representantes dos bombeiros e misericórdias a quem foram dados veiculos e apoios (Aljubarrota, alcobaça e Alcanede) pelo homenageado
- Vereadores da Cma : Bonifácio, Vinagre e Alcina
- Padre Ramiro Portela
- Dr. Luis Rosa
- Armando Martinez e colaboradores
Contribuiram também para esta grande e merecida homenagem a fanfarra dos Bombeiros de Alcobaça, os ranchos folclóricos de Moleanos e sta Tereza, Grupo de dança Vibração (Moleanos), Banda de Música de Alcanede e a bandinha de Alcanede.
Este Grande Homem contribyuiu com mais de uma dezena de viaturas para os bombeiros e para as misericórdias. Bem mereceu o Busto que foi heregido em sua honra e que foi benzido pelo nosso sempre disponivel Padre Ramiro.
A obra (que tem uma força de expressão forte e bem estrutura, esteva cargo do belissimo escultor espanhol armando Marinez, um homem que, para além de um excelente artista, é a imagem da simpatia e da simplicidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário