2008-06-19

UMA APOSTA NO TURISMO E A IMPORTÂNCIA DO CELEIRO PARA ALJUBARROTA



Aljubarrota

Finalmente Aljubarrota tem um posto de turismo a funcionar (embora a titulo experimental e apenas durante a semana).

Foi inaugurado no dia 18 de Junho e conta com uma estagiária da área do turismo para as visitas guiadas.

Francamente, acho que ainda se poderia fazer mais pois há gente que gostaria de visitar os nossos monumentos e conhecer a história durante os fins-de-semana.

Mas este já é um excelente passo para a divulgação do nosso património histórico e cultural e um belo serviço que as juntas prestam, não só aos turistas que nos visitam, como até às escolas e aos próprios habitantes da região.

A preocupação das juntas em divulgar tudo o que temos de bom é também uma forma de incentivar o comércio e de tentar trazer novos investimentos para a vila.

Com o ínicio das obras de requalificação (que foram prometidas, no máximo até 2013 pelo vereador Bonifácio, a quando da inauguração do posto de atendimento dos Ctt) e a vontade demonstrada pelas juntas e por alguns habitantes em fazer prosperar Aljubarrota, acredito, sinceramente, que os objectivos irão ser cumpridos.

O que é que Aljubarrota tem para “vender”? -. A sua cultura, a sua história e as suas lendas!

É a aposta no turismo que deve prevalecer e, para isso, a manutenção e preservação de edificios históricos tem de ser tida como uma prioridade.

Quantas vilas têm a honra de ter a igreja (outrora capela) onde D. Nuno rezou antes da batalha? E uma janela manuelina? E poços medievais? E uma igreja que outrora foi hospital das terras de Cister? E um pelourinho massacrado pelos gritos dos prisioneiros? E…. muito muito em especial: o CELEIRO QUE SERVIU PARA DAR DE COMER ÀS TROPAS DE D. NUNO?

Então, seria bom pensar que este edíficio deveria estar na mão de quem lhe pode dar a dignidade que a sua história já lhe atribuiu : as juntas de freguesia de Prazeres e S. Vicente.

Seria importante que serviços como: biblioteca, posto de turismo, sala de exposições e até museu pudessem ser instalados neste histórico edificio, outrora tão importante para a conquista da nossa independência.

Era importante que os particulares sentissem a importância deste edificio para o bem comum e para o grande impulso que daria (estando na mão das juntas que afinal são quem nos representa) a sua utilização para atrair os turistas e desenvolver o comércio da vila.

Aljubarrota precisa crescer, precisa de incentivos, precisa de jovens e….precisa de todos nós!

1 comentário:

Telmo disse...

Mais vale tarde que nunca! :)

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro