2006-08-28

será que está tudo doido?

fiquei chocada quando soube de um caso que se passou com uma das barracas medievais durante a feira.
e sob pena de me tornar chata ou repetitiva, tenho de voltar a frisar que a senhora a quem a vereadora da cultura delegou poderes para este evento tem ( para além de falta de conhecimento sobre história), critérios que não se conseguem entender:
Não vou nomear as barracas em questão porque em pleno 2006, as pessoas ainda são marginalizadas por denunciarem as coisas, mas eu, que até já estou habituada a ser marginalizada, falando português corrente "não me aquece, nem me arrefece" .
ora todos nós sabemos que, na época medieval, não haviam hábitos de higiéne (e brincando um pouco com o assunto - com o preço da água e do saneamento praticados pelos smas de Alcobaça, qualquer dia estamos na mesma!), que o povo comia com as mãos e limpava a boca à própria roupa.
Mas não podemos deixar de pensar que, os que vêm visitar a feira são pessoas do séc XXI e esperam poder, pelo menos limpar a boca. ora várias barracas, inteligentemente, colocaram guardanapos de papel de cores discretas e não ouvi ninguém criticar o facto.
mas, inesperadamente, a senhora que pertencia à organização do evento (e que se passeava pela feira com 2 telemovéis e um carregador, sempre acompanhada de um segurança - provavelmente por trazer estes objectos tão valiosos e desconhecidos para a época) dirigiu-se a uma bas barracas (claro que era uma daquelas onde trabalhava o pessoal que habitualmente vive e trabalha em Aljubarrota) e obrigou-os a arranjar guardanapos de pano.
moral da história: se um de vocês quisesse comprar uma filhós era-vos entregue um guardanapo de trapo que ( por não haver em quantidade suficiente e terem sido avisados desta norma mesmo em cima do acontecimento) depois, era sacudido e entregue ao cliente seguinte para, nele, voltar a limpar a boca.
isto parece anedota mas não é!
è mesmo falta de higiéne! a senhora da câmara já ouviu falar, por exemplo, em herpes? ou noutras doenças transmissiveis por este meio? e será que na casa dela, todos se limpam ao mesmo guardanapo? decerto que não porque infelizmente a casa dela não é medieval e, mesmo que o fosse, com o ordenado que aufere, decerto poderá comprar muitos guardanapos de linhos para ter um para cada pessoa!
Oh minha senhora, como é muito nova para a reforma, eu dava-lhe um conselho (e aproveite porque hoje estou em dia sim) peça transferência para a biblioteca municipal (que é, aliás um belissimo espaço e muito bem equipado) e aproveite para se cultivar (lá encontra vários livros sobre Aljubarrota e, se não souber onde estão, a simpática funcionária elucida-a). é que, na vida, a cultura adquire-se a cada minuto, basta estar atenta e todos os pormenores servem para nos instruir e educar.

Sem comentários:

Inauguração do posto de atendimento dos Ctt em Aljubarrota 20 Maio 2008

Homenagem a Luis da Graça

Inauguração da estátua do cabouqueiro