As freguesias de Aljubarrota têm diversos motivos de interesse a visitar.
Não podendo descrever todos de uma só vez, vamos indicando o que podem e devem visitar porque é um património que vai contando a nossa história.
Para quem vem de Alcobaça, em direcção a Fátima ou Leiria poderá passar pelo Carvalhal e conhecer a bonita capela que lá se encontra, os lavadouros, a entrada das grutas, etc.
Se estiver numa hora de refeição poderá fazê-lo no parque das merendas de Prazeres que se encontra à beira da estrada nacional 8 com água e sanitários e boas mesas e bancos à sombra de frondosas árvores. Um pouco mais à frente, vai deparar-se com a belíssima estátua dedicada a D. Nuno Álvares Pereira, bem ao centro da rotunda da vila; dentro desta, encontra a fabulosa e lindíssima igreja de Nª de Prazeres e mesmo junto a esta uma agradável jardim (jardim Eugénio dos Santos).
Poderá, ainda visitar o comércio local (que se orgulha de ser, ainda, tradicional) e adquirir lembranças da zona e aproveitar para admirar a janela manuelina que existe na Rua direita. Ao centro da vila poderá encontrar um maravilhoso pelourinho, a torre sineira e a capela do senhor dos Passos. Mais junto à nacional encontram a estátua da padeira.
Seguindo a Rua direita vai de encontro à igreja de S. Vicente que, para além de bonita, também está sempre muito bem cuidada (aliás como as outras que vos indiquei).
Retomando a estrada nacional 8, mas ainda dentro de Aljubarrota encontra o cruzeiro ed S. João e mesmo por detrás deste, umas das capelas mais antigas do país, agora recuperada e de uma beleza natural indescritível – a capela de S. João.
Se, entretanto, já estiverem cansados, com fome e coma as crianças a precisar de descarregar energias, parem no parque de merendas da Cumeira de Baixo que é um local reconfortante. Parque de diversões para crianças, lavadouro recuperado, água fresquinha, mesas e cadeiras sombreadas pelas árvores e ladeadas por bonitas plantas, sanitários (sempre bem limpinhos) e até um parque para estacionar a viatura.
Como podem ver, temos muitos motivos para nos orgulhar e recomendar Aljubarrota. Não acham?
Sem comentários:
Enviar um comentário